Pioneirismo: CFC aprova Normas Brasileiras de Contabilidade sobre sustentabilidade

CFC - pioneirismo

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) deu um passo histórico ao aprovar as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS 01 e 02). Essa decisão coloca o Brasil na vanguarda global em termos de regulamentação contábil relacionada à sustentabilidade.

Alinhadas com os padrões internacionais emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB), a NBC TDS 01 estabelece requisitos gerais para divulgações de informações sobre sustentabilidade e visa fornecer dados úteis para tomada de decisões por usuários de relatórios financeiros, em linha com o IFRS S1. Já a NBC TDS 02 foca em divulgações relacionadas ao clima, abordando riscos físicos, riscos de transição e oportunidades disponíveis para as organizações. Alinhada com o IFRS S2, a norma contém as orientações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD). 

Ana Tércia Lopes Rodrigues, vice-presidente Técnica do CFC, destacou que o principal objetivo é permitir que as empresas identifiquem e reportem como as questões climáticas e de sustentabilidade impactam seus negócios e a tomada de decisão dos investidores. Apesar deste avanço significativo, o presidente do CFC, Aécio Dantas, enfatizou que ainda há muito trabalho pela frente. Os próximos passos incluem ampla divulgação das normas, promoção da adesão pelos profissionais de contabilidade e internalização da importância da sustentabilidade na classe contábil. 

“As normas brasileiras de sustentabilidade representam a internalização das normas editadas pelo ISSB – IFRS S1 e IFRS S2 – e são um passo extremamente importante para o Brasil, porque trazem para todos os profissionais de contabilidade orientações sobre a divulgação de informações associadas aos temas de sustentabilidade. Com elas, o país avança significativamente no processo de conscientização, capacitação e educação desses profissionais, que são fundamentais na elaboração de informações voltadas ao atendimento das demandas dos investidores”, explicou Amaro Gomes, Membro do Conselho de Especialistas da DEEP e ex-Board Member do IASB.

https://cfc.org.br/noticias/pioneirismo-cfc-aprova-normas-brasileiras-de-contabilidade-de-asseguracao-de-sustentabilidade

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias

whats

Preencha o formulário abaixo