Inteligência artificial

Somos entusiastas da Inteligência Artificial e de como a tecnologia pode nos ajudar com os processos internos e nos processos de automatização.

O cálculo de impacto tem como base um processo complexo chamado ETL (extrair, transformar e carregar, em inglês) que interpreta informações vindas de várias fontes, depura e elimina conflitos.

Desenvolvemos diversos algoritmos para garantir que todas as etapas desse processo funcionem de acordo com o planejado. Esses algoritmos podem ser descritos como uma série de fórmulas e processos que realizam cálculos sofisticados, que precisam ser confiáveis, auditáveis e totalmente aplicáveis aos mais diversos padrões – Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), WRI (para água), standards para cálculos sociais e também os relacionados a governança.

Hoje, a DEEP trabalha com mais de 52 mil fatores de impacto e uma base gigantesca de dados para gerar o inventário de carbono.

Para a identificação e o tratamento dos dados, entra em cena a Inteligência Artificial. As soluções da DEEP se baseiam em dados extraídos dos sistemas de gestão das empresas e instituições financeiras (ERPs), de forma automática, sem a necessidade de lançamento manual de informações. Acontece que a forma como os dados são registrados nesses sistemas não segue um padrão.

O desafio é ler contas contábeis e entender o que significa cada item. Como interpretar a informação que está escrita, de forma desestruturada, transformá-la e organizá-la para que se torne possível o cálculo de impacto? Como ler e coletar informações difusas? Para tudo isso, a DEEP já aplica e vai aplicar cada vez mais inteligência artificial.

Uma mesma linha de despesa ou receita pode ser lançada de inúmeras formas. Por exemplo: o que significa “Manut consert imóveis”? O classificador da Inteligência Artificial da DEEP vai tentar associar essas palavras a uma categoria real de despesas. “Manutenção” e “imóveis” são associações simples. E “cons”? Consumo? Não faz sentido! Conserto? Sim! Pronto: o que era um texto livre já está classificado em uma conta contábil comparável com outros relatórios de empresas com o mesmo tipo de despesa.

Sem Inteligência Artificial, esse trabalho demandaria a análise de uma quantidade enorme de informações e tabelas. Pela inteligência artificial da DEEP, toda essa análise é feita em poucos minutos.

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias