Entrevista exclusiva: Angela Gheller, diretora dos produtos para Manufatura da TOTVS. 

Em novembro, por meio do CV iDEXO, a TOTVS liderou a rodada de investimentos na DEEP. Ao mesmo tempo, as duas empresas estabeleceram uma parceria comercial, vista pela DEEP como estratégica para seu crescimento e consolidação como líder em mensuração de impacto no mercado latino-americano.

Para falar sobre essa parceria e a visão da TOTVS sobre a importância crescente da agenda de impacto/ESG, convidamos Angela Gheller, Diretora de Produtos para Manufatura da TOTVS.

Como a TOTVS acredita que o mercado de ESG / mensuração de impacto irá se configurar no médio e longo prazo?

Angela: Entendemos que a agenda ESG avança a cada dia entre as empresas brasileiras, visto que o mercado tem expandido o debate, e ampliado as exigências para as práticas comerciais, transacionais e de investimentos. A pesquisa “Panorama 2024”, da Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas, entrevistou 694 brasileiros sobre os movimentos que impactarão as empresas e 51% ressaltaram a agenda ESG.

Ponto que influencia diretamente nessa preocupação e movimento dos empresários, são as normas internacionais, como IFRS S1 e S2, que serão incorporadas à regulamentação brasileira, de forma que todo o mercado seja pressionado a essa adequação. Podemos observar uma pressão também do BACEN, que requer uma declaração de informações sobre riscos socioambientais e climáticos para validar a concessão de crédito às empresas. 

Com esse cenário estabelecido, é fundamental ter sistemas e ferramentas calibradas e precisas para realizar a mensuração dos impactos e o estabelecimento de metas para as empresas. A própria DEEP já tem sido muito demandada. Em 2023, a startup calculou mais de 300 inventários de GEE (gases de efeito estufa), reforçando o movimento ativo das empresas em relação à agenda ESG. 

Por que a TOTVS virou sócia da DEEP e qual o objetivo da parceria comercial das empresas?

A TOTVS é uma empresa que pensa e promove ESG, por entender que essa é uma agenda que cresce e avança a cada dia entre as empresas brasileiras. A pauta é urgente, independente do setor de atuação. Quando pensamos na cadeia de Supply Chain, por exemplo, existe um trabalho importante para atingir as metas de descarbonização. A tecnologia vem para monitorar dados e apoiar na consolidação dos reports. Esse é o primeiro passo para repensar estratégias e garantir uma gestão mais eficiente de recursos, logística reversa, melhor destinação de resíduos entre outras ações.

Por isso, vimos como uma excelente oportunidade investir – por meio do CV iDEXO – e também estabelecer uma parceria comercial com a DEEP em que podemos seguir sensibilizando o mercado e nossos clientes de que competitividade e sustentabilidade andam juntas. Para isso, pensamos e oferecemos ferramentas que atendam, acompanhem e desenvolvam a maturidade do mercado.

Como a parceria com a DEEP se integra à estratégia ESG da TOTVS e às outras iniciativas que a cia tem nessa frente?

A TOTVS possui uma Política Organizacional de Sustentabilidade que reflete o propósito e a visão da companhia sobre a forma como seus negócios podem influenciar e impactar positivamente e de forma sustentável todo o ecossistema, por meio da conexão dos negócios, das pessoas e da tecnologia. Toda a atuação é suportada por uma sólida estrutura de governança, que conta com a liderança do Comitê de Governança e Indicação (CGI) e engajamento do Conselho de Administração. Além disso, todos os nossos projetos e iniciativas no tema são desenvolvidas em um ambiente dinâmico, de troca, escuta e intensa colaboração, com o engajamento dos colaboradores em grupos e comissões de trabalho multidisciplinares relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sedimentando a cultura de sustentabilidade por toda a organização com a integração das áreas nessa agenda.

Para nós, a agenda ESG precisa ser trabalhada de dentro para fora, por isso, a TOTVS também tem o compromisso de apoiar empresas, parceiros e clientes a estabelecerem ações concretas e precisas a partir do uso da tecnologia. Nesse sentido, em 2021, a companhia lançou uma oferta de consultoria (TOTVS Consulting) para apoiar as empresas a colocarem em prática iniciativas ESG em suas operações, a partir de um diagnóstico ESG da empresa, com o Score ESG e a matriz de dupla materialidade, ou seja, um levantamento completo sobre como o negócio impacta e como é impactado, a fim de dar um panorama sobre as ações que são efetivas e o que precisa ser desenvolvido.

Como avanço desta estratégia e com foco na ambição de ser uma marca influente na agenda ESG, a companhia reforçou o compromisso e evoluiu o portfólio de produtos e serviços, investindo e firmando uma parceria comercial com a DEEP.

Quais são as expectativas da TOTVS com a parceria para 2024?

A expectativa segue em proporcionar as ferramentas corretas e ágeis para que os nossos clientes avancem na jornada ESG. Acreditamos que o produto da DEEP seja extremamente eficiente e completo para gerar relatórios e, também, insights para que as empresas cresçam de forma sustentável e possam evoluir nos negócios de forma consciente.

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias

whats

Preencha o formulário abaixo