Entrevista exclusiva: Angela Gheller, diretora dos produtos para Manufatura da TOTVS. 

Em novembro, por meio do CV iDEXO, a TOTVS liderou a rodada de investimentos na DEEP. Ao mesmo tempo, as duas empresas estabeleceram uma parceria comercial, vista pela DEEP como estratégica para seu crescimento e consolidação como líder em mensuração de impacto no mercado latino-americano.

Para falar sobre essa parceria e a visão da TOTVS sobre a importância crescente da agenda de impacto/ESG, convidamos Angela Gheller, Diretora de Produtos para Manufatura da TOTVS.

Como a TOTVS acredita que o mercado de ESG / mensuração de impacto irá se configurar no médio e longo prazo?

Angela: Entendemos que a agenda ESG avança a cada dia entre as empresas brasileiras, visto que o mercado tem expandido o debate, e ampliado as exigências para as práticas comerciais, transacionais e de investimentos. A pesquisa “Panorama 2024”, da Amcham Brasil em parceria com a Humanizadas, entrevistou 694 brasileiros sobre os movimentos que impactarão as empresas e 51% ressaltaram a agenda ESG.

Ponto que influencia diretamente nessa preocupação e movimento dos empresários, são as normas internacionais, como IFRS S1 e S2, que serão incorporadas à regulamentação brasileira, de forma que todo o mercado seja pressionado a essa adequação. Podemos observar uma pressão também do BACEN, que requer uma declaração de informações sobre riscos socioambientais e climáticos para validar a concessão de crédito às empresas. 

Com esse cenário estabelecido, é fundamental ter sistemas e ferramentas calibradas e precisas para realizar a mensuração dos impactos e o estabelecimento de metas para as empresas. A própria DEEP já tem sido muito demandada. Em 2023, a startup calculou mais de 300 inventários de GEE (gases de efeito estufa), reforçando o movimento ativo das empresas em relação à agenda ESG. 

Por que a TOTVS virou sócia da DEEP e qual o objetivo da parceria comercial das empresas?

A TOTVS é uma empresa que pensa e promove ESG, por entender que essa é uma agenda que cresce e avança a cada dia entre as empresas brasileiras. A pauta é urgente, independente do setor de atuação. Quando pensamos na cadeia de Supply Chain, por exemplo, existe um trabalho importante para atingir as metas de descarbonização. A tecnologia vem para monitorar dados e apoiar na consolidação dos reports. Esse é o primeiro passo para repensar estratégias e garantir uma gestão mais eficiente de recursos, logística reversa, melhor destinação de resíduos entre outras ações.

Por isso, vimos como uma excelente oportunidade investir – por meio do CV iDEXO – e também estabelecer uma parceria comercial com a DEEP em que podemos seguir sensibilizando o mercado e nossos clientes de que competitividade e sustentabilidade andam juntas. Para isso, pensamos e oferecemos ferramentas que atendam, acompanhem e desenvolvam a maturidade do mercado.

Como a parceria com a DEEP se integra à estratégia ESG da TOTVS e às outras iniciativas que a cia tem nessa frente?

A TOTVS possui uma Política Organizacional de Sustentabilidade que reflete o propósito e a visão da companhia sobre a forma como seus negócios podem influenciar e impactar positivamente e de forma sustentável todo o ecossistema, por meio da conexão dos negócios, das pessoas e da tecnologia. Toda a atuação é suportada por uma sólida estrutura de governança, que conta com a liderança do Comitê de Governança e Indicação (CGI) e engajamento do Conselho de Administração. Além disso, todos os nossos projetos e iniciativas no tema são desenvolvidas em um ambiente dinâmico, de troca, escuta e intensa colaboração, com o engajamento dos colaboradores em grupos e comissões de trabalho multidisciplinares relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sedimentando a cultura de sustentabilidade por toda a organização com a integração das áreas nessa agenda.

Para nós, a agenda ESG precisa ser trabalhada de dentro para fora, por isso, a TOTVS também tem o compromisso de apoiar empresas, parceiros e clientes a estabelecerem ações concretas e precisas a partir do uso da tecnologia. Nesse sentido, em 2021, a companhia lançou uma oferta de consultoria (TOTVS Consulting) para apoiar as empresas a colocarem em prática iniciativas ESG em suas operações, a partir de um diagnóstico ESG da empresa, com o Score ESG e a matriz de dupla materialidade, ou seja, um levantamento completo sobre como o negócio impacta e como é impactado, a fim de dar um panorama sobre as ações que são efetivas e o que precisa ser desenvolvido.

Como avanço desta estratégia e com foco na ambição de ser uma marca influente na agenda ESG, a companhia reforçou o compromisso e evoluiu o portfólio de produtos e serviços, investindo e firmando uma parceria comercial com a DEEP.

Quais são as expectativas da TOTVS com a parceria para 2024?

A expectativa segue em proporcionar as ferramentas corretas e ágeis para que os nossos clientes avancem na jornada ESG. Acreditamos que o produto da DEEP seja extremamente eficiente e completo para gerar relatórios e, também, insights para que as empresas cresçam de forma sustentável e possam evoluir nos negócios de forma consciente.

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias