Construindo um mundo melhor
Considerado um dos instrumentistas mais importantes da música brasileira e um dos melhores Harmonicistas do mundo, Gabriel Grossi tem uma trajetória de sucesso no Brasil e no exterior, com 15 discos lançados, mais de 500 gravações e parcerias com nomes como Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Milton Nascimento, Jacob Collier, Snarky Puppy, Winton Marsalis, Djavan, Ivan Lins, Ed Motta, João Donato, Guinga, Lenine , Dominguinhos e Dave Mathews, entre outros. Em setembro, foi um dos responsáveis pela criação e realização do festival “Por um Mundo Melhor”, que contou com o apoio institucional da DEEP, que fez a mensuração das suas emissões de carbono.
Gabriel conta que foi o nascimento das gêmeas Catarina e Teresa, há 4 anos, que deu origem à ideia de organizar um festival voltado às novas gerações: “Há algum tempo, eu já tinha a intenção de fazer um festival. Mas a chegada das minhas filhas me levou para um outro lado; com elas, o tema ‘crianças’ ganhou muita força na minha vida. Fazer um festival infantil falando sobre um mundo melhor tem tudo a ver! Tem um poder de transformação e um alcance muito maiores; e uma possibilidade mais clara de deixar de um legado positivo, em todos os sentidos”, explicou Gabriel.
Foi assim que surgiu o festival “Por Um Mundo Melhor”, uma iniciativa inovadora que teve como proposta conscientizar jovens de 6 a 14 anos e suas famílias sobre a importância da sustentabilidade, preservação ambiental e integração social através de atividades artísticas, shows e atividades lúdicas gratuitas. “As artes têm o poder de despertar a criatividade, a empatia e a sensibilidade nas crianças. Permitem que elas se conectem com a natureza, que explorem sua própria imaginação e que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Ao incentivar as crianças a se envolverem com as artes, estamos plantando sementes sustentáveis em suas mentes e corações. Estamos mostrando a elas que cada ação, por menor que seja, pode fazer a diferença. Estamos ensinando a elas que o futuro depende de cada um de nós e que juntos podemos construir um mundo mais equilibrado e harmonioso”, declarou Gabriel durante o evento.
Realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, no Teatro Deodoro, em Maceió (AL), o festival teve diversas atividades que envolveram a criação de instrumentos com sucata, contação de histórias, cirandas, brincadeiras de batuque e fabricação de bonecos, as crianças foram convidadas a explorar a magia da convivência e do aprendizado através da arte. “Procuramos conscientizar também os pais sobre a importância de uma infância leve e consciente, despertando o interesse pela qualidade de vida e pela sustentabilidade desde cedo”, destacou.
Olhando para o futuro, Gabriel já projeta a segunda edição: “A escolha da cidade de Maceió foi um acerto! A receptividade, o envolvimento de todos e o resultado final não poderiam ter sido melhores! O Teatro Deodoro ficou lotado todos os dias. Foi um sucesso”, comemorou Gabriel. “Ainda não definimos exatamente onde vai ser a próxima edição, mas, muito provavelmente, desta vez, faremos em São Paulo, para ampliar o alcance e a visibilidade do festival”, completou.
Agora, é só aguardar e seguirmos todos trabalhando “Por um mundo melhor”.