Depois de vários países alcançarem temperaturas recordes em julho, em pleno verão europeu, a notícia de hoje é que uma nova onda de calor pode fazer a temperatura passar dos 40°C no inverno brasileiro.
Uma massa de ar quente está se deslocando do norte para as regiões sudeste e centro-oeste do Brasil.
Cidades do Piauí, Tocantins e Cuiabá já registraram altas históricas, e a tendência é que o calor se espalhe pelo país nos próximos dias.
Segundo previsões do instituto Metsul, a região Sudeste será fortemente afetada, com máximas entre 35°C e 40°C em diversos municípios, podendo até quebrar recordes de temperatura máxima.
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também sentirão o impacto do calor intenso. Enquanto isso, no Sul, uma frente fria trará chuvas e possíveis tempestades para o sul e leste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.
O professor Micael Amore Cecchini da IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP (Universidade de São Paulo) prevê que o país deve enfrentar esta semana um calor normalmente registrado entre setembro e outubro, em função dos efeitos do El Niño e das Mudanças Climáticas: “Desde a década de 40, o mês de julho foi registrado como o mais quente em todo o globo e o mês de agosto pode chegar próximo disso”.
Clique aqui e leia a materia na íntegra.