“O futuro da geração e do consumo de energia no Brasil será marcado pela expansão das energias renováveis e pelo aumento da eficiência energética” 

Entrevista exclusiva com Thaís Issa – Comerc Energia

Thaís Issa é uma profissional experiente e reconhecida em ESG, sustentabilidade, energia solar e descarbonização. Com mais de oito anos de atuação na Comerc Energia, ocupa atualmente o cargo de Consultora em Negócios e Relacionamento com foco em Descarbonização. Anteriormente, desempenhou funções de Coordenadora de Estudos e Negócios Solar, Coordenadora e de Executiva de Relacionamento com Clientes. No início da carreira passou por empresas como Eaton e Embraer, se aventurando no setor de Óleo e Gás e Aviação. Formada em Engenharia Elétrica pela UNESP, com MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUC-RS, Thaís é fluente em português, inglês e francês, e é reconhecida por suas habilidades em sustentabilidade, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.

1 – Como a sustentabilidade está ligada à origem/essência da Comerc?

R: A Comerc Energia é a mais completa plataforma de soluções renováveis em energia e descarbonização do Brasil. Buscamos promover o desenvolvimento sustentável e orientar nossos clientes na transição para uma economia de baixo carbono. Baseando-se em viabilizar o acesso à energia limpa, promover o desenvolvimento sustentável das comunidades e combater as mudanças climáticas com fontes de energia renováveis que reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Para atingirmos esses objetivos, desenvolvemos soluções que envolvem Geração Distribuída e Centralizada à base de fontes fotovoltaicas, projetos em eficiência energética, emissão de I-REC, comercialização de créditos de carbono, entre outras iniciativas.

2 – Na sua visão, qual é o papel da Comerc Energia na transição energética do Brasil?

R: Nosso papel é tornar o caminho para a descarbonização das empresas brasileiras mais concreto, assertivo e possível de ser alcançado por meio dos nossos negócios, que incluem geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada, mesa de créditos de carbono e gestão de consumidores no mercado livre. Somos um grande parceiro dos nossos clientes para descarbonizar suas operações.  Como exemplo disso, apenas em 2023, com a nossa Jornada de Descarbonização, apoiamos o equivalente a aproximadamente 33% do número de inventários disponibilizados dentro do registro público de emissões, e, em muitos casos, empresas que estavam dando o primeiro passo nesse sentido. Com isso, estamos acelerando a Jornada de Descarbonização para muitas empresas, fato que contribui efetivamente para a transição energética no Brasil.

3 – Inovação, Excelência e Comprometimento: como esses valores e atitudes estão incorporados à cultura da Comerc Energia?

R: Os valores de inovação, excelência e comprometimento são pilares da cultura da Comerc Energia e permeiam todas as nossas práticas. Entre os nossos valores, destaco dois que são muito importantes para os nossos processos: “Excelência com Paixão”, pois somos muito focados no cliente e “Protagonismo com colaboração”, valor que nos permite avançar na parte de inovação, dando liberdade para que os colaboradores tragam ideias de inovação. Grande parte das nossas equipes é voltada ao desenvolvimento de tecnologias, uma vez que somos uma plataforma de descarbonização e a digitalização é fundamental nesse processo de plataforma.

4 – Qual a importância da parceria entre a Comerc Energia e a DEEP? E quais os resultados e aprendizados?

R: A parceria tem sido muito positiva. Juntos, realizamos a análise do inventário de carbono e propomos um plano de ação para a transição energética de empresas brasileiras. Em 2023, realizamos um inventário de carbono por dia útil. E aprendemos que realmente é uma Jornada, que vai melhorando a cada dia.

5 – Como o mercado livre de energia pode contribuir para uma economia mais sustentável?

R: O mercado livre de energia fornece energia por meio de fontes renováveis que contribuem para a redução das emissões de carbono. Um segundo ponto é que proporciona uma economia para o cliente. Temos casos de clientes em migração que economizam até 40% de sua conta de energia e puderam direcionar essa economia para alavancar outras iniciativas sustentáveis. Em 2023, os consumidores sob gestão da Comerc Energia reduziram as suas despesas em R$ 3,2 bilhões (sem ICMS), se comparado com o que gastariam no mercado cativo. No mesmo ano, esses consumidores evitaram a emissão de 694,8 mil toneladas de CO2.

6 – Quais são os maiores desafios e oportunidades que você vê para o Brasil na transição para fontes de energia mais limpas?

R: No Brasil atual, os maiores desafios para a jornada de transição energética são a redução da dependência de subsídios e o interesse em aderir a práticas sustentáveis, que agora deve partir das próprias empresas. Adicionalmente, a compra de créditos de carbono não é mais suficiente para compensar as emissões que afetam o meio ambiente, uma vez que também é preciso reduzir efetivamente essas emissões e fazer da aquisição apenas uma compensação de uma parte que não foi possível reduzir. Por outro lado, a abertura do mercado livre para o grupo A permite que pequenos negócios também façam o uso de energia renovável e, instantaneamente, ajudem a reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o Brasil possui uma matriz energética limpa, com uma abundância de fontes renováveis e com um custo de energia menor.

7 – Como você imagina o futuro da geração e consumo de energia no Brasil e qual o papel da Comerc Energia nesse cenário?

R: O futuro da geração e do consumo de energia no Brasil será marcado pela expansão das energias renováveis e pelo aumento da eficiência energética. O papel da Comerc Energia tem sido investir em parques de energias renováveis e em soluções de descarbonização, e em seguir comprometida com o nosso plano de negócios, rumo à consolidação de uma plataforma integrada de renováveis e atenta aos seus compromissos com um futuro mais sustentável e eficiente em energia, apoiando a transição energética do nosso país.

8 – Que conselhos você daria para empreendedores que querem avançar na jornada de sustentabilidade?

R: O primeiro passo é realizar um diagnóstico, calculando o inventário de gases do efeito estufa (pegada de carbono) para entender e avaliar os impactos gerados, bem como identificar os principais fatores de emissão no seu processo produtivo e na cadeia de fornecedores. Com essas informações em mãos e com a ajuda de uma plataforma especializada nesse tipo de serviço, o empreendedor pode definir a melhor forma de avançar na jornada de descarbonização. As estratégias podem incluir a migração para o consumo de energia renovável, a substituição de equipamentos antigos por outros mais eficientes, a implementação de ferramentas para gerenciar melhor o consumo de energia, a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou a troca da frota utilizada por uma mais sustentável, entre outras soluções, dependendo das características do negócio.

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias

whats

Preencha o formulário abaixo