Soluções atendem desde pequenas empresas até corporações e instituições financeiras
Redesenho da oferta de soluções para mensuração de impactos ESG faz parte da estratégia da DEEP de acelerar seu crescimento e se consolidar como a principal empresa de mensuração de impacto da América Latina, com 50% do mercado de empresas que publicam inventários no Brasil até 2030.
Soluções inovadoras em gestão ESG
As soluções da DEEP permitem a elaboração de inventários de carbono e divulgações/relatórios ESG de forma automática, a partir de arquivos contábeis ou por integração com os sistemas de gestão (ERP) das empresas e instituições financeiras.
Essa tecnologia pioneira no Brasil permite que as empresas acompanhem e gerenciem suas emissões de carbono e impactos mês a mês, de forma automática e simplificada, sem a necessidade de lançamento manual de informações.
Em 2023, as inovações da DEEP foram reconhecidas no Brasil pelo Prêmio Nacional de Inovação (PNI) e também nos Estados Unidos, durante o Brazil Climate Summit.
DEEP Start
Para empresas que estão começando sua jornada de impacto e precisam fazer um inventário de carbono e/ou reporte ESG de forma rápida e simplificada.
Composto por dois módulos – Carbono e Reporte ESG -, o DEEP Start é uma ferramenta de simples e fácil utilização.
O módulo Carbono gera, de forma automatizada, sem a necessidade de integração de sistemas de TI, inventários de emissões de CO2e completos, em conformidade com o GHG Protocol, abrangendo os escopos 1, 2 e 3 (emissões diretas e indiretas). Usando arquivos contábeis que já são enviados por cada empresa para a Receita Federal e um algoritmo de Inteligência Artificial que interage com o usuário, o inventário é disponibilizado em até 3 semanas após o envio de dados – o tempo médio pelos métodos tradicionais é de 6 meses.
O módulo Reporte ESG simplifica o fluxo de coleta de indicadores ESG e centraliza todos os indicadores em um só lugar, em conformidade com os parâmetros internacionais do GRI e SASB, entre outros.
DEEP Advanced
Voltado a organizações em estágios mais avançados, que procuram uma forma mais eficiente de realizar sua gestão ESG, o DEEP Advanced acrescenta aos módulos Carbono e Reporte ESG (do DEEP Start) o módulo Carbono Integrado, que oferece um inventário completo de emissões de gases de efeito estufa com cálculo auditável de escopo 1, 2 e 3, integrado aos sistemas da empresa (diretamente no ERP, via Sharepoint ou via API).
O DEEP Advanced apresenta uma visão granular das informações (unidades operacionais) e permite o acompanhamento mensal com detalhamento por escopo e categoria do GHG. Além disso, o vínculo direto com os dados contábeis e financeiros garante a rastreabilidade dos dados e reduz o trabalho manual de coleta, liberando tempo estratégico da equipe.
Também é possível, através da integração, criar dashboards de gestão da sustentabilidade.
DEEP Impact
O DEEP Impact é direcionado a corporações (sejam instituições financeiras, sejam empresas com extensas supply chains) que buscam engajar seus stakeholders com o ESG.
Tradicionalmente, existe uma dificuldade muito grande em mensurar emissões de gases de efeito estufa e outros impactos da cadeia de fornecedores e clientes (no caso, por exemplo, das emissões financiadas), em função da complexidade dos dados, da falta de padronização nas métricas e da dificuldade em integrar informações das diversas fontes.
A tecnologia inovadora do DEEP Impact supera todos esses desafios e gera relatórios em conformidade com os principais padrões e frameworks de divulgação do mercado, entregando uma visão granular das informações de impacto, com análises de toda a cadeia de valor.
Parcerias estratégicas
Em uma rodada de investimento Série A, do fim de 2023, além da captação, a DEEP estabeleceu parcerias estratégicas com Vibra e TOTVS.
“Eleita a melhor empresa de Óleo e Gás da América Latina em 2022, a Vibra é líder em distribuição de combustíveis e lubrificantes. Com ela, poderemos quantificar as emissões de muitas corporações e contribuir para suas estratégias de transição energética. Já a TOTVS é a principal empresa de tecnologia da América Latina, e sua base de clientes e força de vendas nos darão mais agilidade na implementação das nossas soluções junto a clientes que utilizam seus sistemas”, explicou Arthur Covatti, CEO da DEEP.
Demanda crescente de soluções ESG
Com a aprovação das novas normas internacionais de relato financeiro (IFRS S1 e S2) e a iminente aprovação do mercado regulado de carbono no Brasil, já está havendo um aumento significativo na procura por soluções cada vez mais robustas e confiáveis para lidar com os desafios de mensuração, gestão e divulgação de emissões e metas e métricas ESG nos próximos anos.
“Costumo dizer que, daqui a 10 anos, todas as empresas medirão e divulgarão seus impactos! Seja por conta de uma obrigação regulatória, seja por pressão do mercado, dos clientes ou dos agentes financeiros. Na verdade, será por tudo isso! Estimamos que o número de empresas que precisarão de soluções como as nossas aumentará em até 100 vezes até 2030, com boa parte desse aumento ocorrendo até 2026. Estes lançamentos mostram para o mercado que estamos preparados”, afirma Arthur Covatti, CEO da DEEP.
A DEEP encerrou o ano de 2023 com mais de 300 clientes, incluindo instituições financeiras e empresas de médio e grande porte. A empresa tem uma ampla base de clientes em diferentes setores e uma participação expressiva no segmento de instituições financeiras, tendo alcançado uma estimativa de mensuração de 15% de todo o impacto de crédito para empresas no Brasil, com destaque para o trabalho realizado junto ao Bradesco, um dos maiores bancos privados do país.
Sobre a DEEP
A DEEP é uma startup brasileira que desenvolve soluções tecnológicas para a identificação e aferição de impactos sociais e ambientais das atividades de empresas e organizações.
As plataformas da DEEP foram desenvolvidas para facilitar a jornada ESG, em suas diversas fases, e são totalmente integradas aos sistemas de gestão das empresas e de suas cadeias de fornecedores. O resultado é uma visão granular das informações de impacto, possibilitando, a qualquer tempo, análises detalhadas e auditáveis, em conformidade com todos os principais frameworks e standards de divulgações conhecidos no mercado.
Com a construção de demonstrativos robustos, as soluções da DEEP apoiam as instâncias decisórias das empresas e aumentam a confiança dos stakeholders na qualidade das mensurações dos seus impactos.
Para saber mais sobre a DEEP, acesse o nosso site.
Assessoria de Imprensa:
Bruno Dutra – bruno@rpmcom.com.br – (21) 97342-3920
Eduardo Stern – eduardo@rpmcom.com.br – (21) 99299-7260