Em artigo publicado no Correio Braziliense, Rodrigo Rollemberg, Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anuncia a criação, em 19 de outubro, do Comitê da Estratégia Nacional de Economia de Impacto (#Enimpacto), em evento que terá a presença do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, criador do Banco Grameen (Banco do Povo), que desenvolveu um modelo de microcrédito e serviços financeiros que já ajudou milhões de pessoas (principalmente mulheres) a se libertarem da pobreza.
A Enimpacto, que reúne 26 órgãos do governo federal e 26 representantes da sociedade civil e do setor privado, tem cinco objetivos fundamentais: ampliar a oferta de capital para negócios de impacto; aumentar a quantidade de negócios de impacto; fortalecer organizações intermediárias; criar um ambiente institucional e normativo favorável; e promover a articulação interfederativa.
“A economia de impacto, o núcleo da Enimpacto, é uma modalidade econômica que busca equilibrar a busca por resultados financeiros com a promoção de soluções para desafios sociais e ambientais. Ela se baseia em empreendimentos que geram impacto socioambiental positivo, visando a regeneração, a restauração e a renovação de recursos naturais, ao mesmo tempo que promove a inclusão de comunidades, contribuindo para um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo.Essa abordagem da economia de impacto está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos na agenda 20-30 das Nações Unidas. No entanto, esses objetivos ainda parecem distantes de serem alcançados, o que torna a Enimpacto ainda mais crucial em nosso contexto atual”, afirmou Rollemberg.
“Juntos, podemos construir um futuro no qual a prosperidade esteja intrinsecamente ligada ao bem-estar de nossa sociedade e de nosso planeta. O futuro está diante de nós, e a economia de impacto é a chave para desbloquear seu pleno potencial”, destacou o secretário.
Clique aqui e leia a materia na íntegra.