Como aumentar a precisão e confiabilidade dos dados de impacto?

dois anos de impacto deep
Tudo que nós fazemos gera impacto!
agosto 25, 2022
blog postagem 2
Por que Deep?
agosto 31, 2022

Como aumentar a precisão e confiabilidade dos dados de impacto?

Estudo realizado pela equipe da DEEP representa importante avanço na análise do efeito combinado das emissões de diversas fontes

blog postagem 1Há algumas semanas, noticiamos que o estudo  “Procedimento para estimar variâncias e covariâncias de emissões e inventários de GEE”, realizado pelo nosso time de pesquisadores, foi reconhecido e publicado pela revista científica internacional Carbon Management.

Para ajudar a entender o propósito deste estudo e o importante avanço que ele representou, no sentido de tornar os dados de impacto cada vez mais confiáveis, apresentamos o Prof. Dr. Ernesto Marujo, professor do ITA e membro do conselho de especialistas da DEEP, que traz um exemplo hipotético, baseado em situações reais: 

“Uma empresa tem quatro fontes de emissão de carbono: queima de bagaço, de palha, de outros resíduos e de GLP. Conforme as medidas in loco, durante um ano, essas fontes geraram, respectivamente 100, 200, 300 e 400 kg de CO2e. Em condições normais, todas essas medidas médias estão sujeitas a uma incerteza de 20%..

A emissão total média é realmente igual à soma das emissões médias de todas as fontes – 1000 kg. Um tratamento simplista e muito comum é considerar que a emissão total está sujeita à mesma incerteza de cada componente, ou seja, 20%. Mas, considerando que o valor da emissão de cada fonte seja independente daquela gerada por outra fonte, conseguimos calcular a verdadeira incerteza no total emitido: 11%.

Considerando intervalos de confiança de 95%, os cálculos simplistas apontariam uma emissão entre 608 e 1392 kg de CO2e. Usando a metodologia apropriada, proposta pelo estudo, chegamos a um intervalo significativamente mais preciso, entre 785 e 1215 kg de CO2e.”

“Existe uma tendência irreversível de aumento na exigência de precisão e confiabilidade nas informações de impacto. Este estudo mostra que a Deep tem um papel pioneiro na preparação das empresas para este futuro”, explica Arthur Covatti, Cofundador e CEO da DEEP.

DEEP ESG
DEEP ESG
The first fully integrated, real-time, ESG platform to assess, measure and report ESG financial data within organizations and across sectors.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: