O britânico Jim Skea foi escolhido para substituir o sul-coreano Hoesung Lee como novo presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Skea derrotou – por 90 a 69 votos – a cientista climática brasileira Thelma Krug, que estava como vice-presidente e poderia se tornar a primeira mulher a presidir o painel. Os outros candidatos foram o belga Jean-Pascal Van Ypserle e a sul-africana Debra Roberts, que participaram do primeiro turno.
O IPCC é um órgão da ONU formado por cientistas que monitoram e assessoram toda a ciência global em relação às mudanças climáticas. Criado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pela United Nations Environment Programme (UNEP) em 1988, tem como objetivo “estudar e divulgar abertamente as informações técnicas e socioeconômicas e os impactos relevantes aos riscos à humanidade, visando criar mecanismos para a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas globais”.
Graduada em matemática pela Roosevelt University, em Chicago e com doutorado em estatística espacial pela University of Sheffield, na Inglaterra, Thelma Krugg fez carreira como pesquisadora titular no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre 2001 e 2003 foi secretária no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e, em seguida, atuou no Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma pesquisadora brasileira reconhecida globalmente pela sua atuação na área das ciências da Terra e mudanças climáticas.
Clique aqui e leia na íntegra.