Entrevista: Gabriel Alencar, Chief Revenue Officer (CRO) da DEEP 

“Estamos ajudando a democratizar o acesso à mensuração de impactos, principalmente para pequenas e médias empresas”.

Desde março, Gabriel Alencar é responsável por liderar equipes de vendas, marketing, parceiros, sucesso do cliente e vendas de canal na DEEP, direcionando a estratégia de Go-To-Market (GTM) da equipe e visando à criação de valor para o cliente.

Antes da DEEP, Gabriel construiu sólida carreira na NI (National Instruments), multinacional de origem americana com operações em mais de 40 países. Em sua última posição, foi o líder sênior corporativo de receita e gestão de canais indiretos para as regiões do México e LATAM. 

Você esteve por quase 13 anos em uma grande corporação. Como você define sua trajetória profissional anterior à DEEP? 

Gabriel: Considero a construção da minha trajetória marcada por pessoas incríveis: líderes que me inspiraram a inovar na prática, pares e times que juntos transformamos conceitos abstratos em resultados concretos, buscando promover o trabalho da equipe em direção a um objetivo comum, sempre centrado nos interesses do cliente. Essa combinação me impulsionou a uma visão mais globalizada sobre o negócio em si e quais os principais fatores que fazem o “ponteiro” mudar. Desde então nunca mais parei de pensar em formas de gerar mais valor para o cliente sob a ótica de modelo de negócio e de GTM. 

Antes de vir para a DEEP, eu estava como Head de Canais Corporativos para o México e a América Latina na NI. Tive a oportunidade de liderar a criação do canal de distribuição no Brasil e o desenvolvimento da estratégia LATAM, que levou a um crescimento de 34 pontos percentuais. 

Destaco este ponto porque gosto de trabalhar com a equipe para transformar conceitos abstratos em resultados concretos e promover o trabalho em direção a um objetivo comum, sempre centrado nos interesses do cliente. 

O que o motivou a aceitar o desafio de entrar na DEEP, uma startup brasileira que vem crescendo em um ritmo acelerado? 

Gabriel: Em 2019, fiz uma imersão internacional, que incluiu uma passagem pelo Vale do Silício, que foi um divisor de águas para mim. A experiência com o ecossistema de startups nos Estados Unidos desbloqueou minha mente para as possibilidades de unir empreendedorismo e propósito. Quando me deparei com a Deep, vi que havia muito potencial para construir uma nova história de sucesso. Além disso, pesou o propósito por trás do trabalho da DEEP, totalmente alinhado com o que eu acredito – e buscava!

E como você vê o impacto desse trabalho da DEEP nas empresas e na sociedade?

Gabriel: Vejo que estamos ajudando a democratizar o acesso à mensuração de impactos, principalmente para pequenas e médias empresas. Isso é crucial, pois muitas vezes elas são pressionadas por grandes corporações a adotar práticas sustentáveis e não sabem o que fazer. A DEEP oferece uma solução acessível e rápida, o que é um diferencial importante. Meu sonho é que essa conscientização que começou pelas grandes corporações se espalhe pela  sociedade, levando a mudanças comportamentais significativas.

Sobre sua função atual, quais são seus planos, expectativas e desafios?

Gabriel: Minha função atual é criar uma visão e objetivos compartilhados entre as áreas de comercial, marketing, parcerias e sucesso do cliente. O desafio é gerar valor de forma escalável, conectando ao máximo a nossa oferta com as necessidades e dores reais dos clientes. Minha experiência anterior me deu uma visão global e profunda sobre o que gera valor no mercado, e agora estou aplicando isso no contexto de sustentabilidade.

Planos para o futuro? 

Gabriel: É interessante refletir sobre como minha experiência passada se conecta com o presente e como isso pode influenciar o futuro. Estou muito focado em criar estratégias que sejam sustentáveis, tanto no âmbito ambiental quanto econômico. Esse é o principal desafio: mostrar que não existe um dilema entre sustentabilidade e lucro. Cada vez mais, os negócios que serão bem sucedidos no longo prazo serão aqueles que conseguirem identificar, mensurar e gerenciar seus impactos em relação ao meio ambiente, aos indivíduos e à sociedade. 

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por questões de segurança, é necessário o uso do serviço reCAPTCHA do Google, que está sujeito à Política de Privacidade e aos Termos de Uso do Google.

Outras Notícias