Por Paulo C. de Miranda *
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, precisamos refletir sobre o impacto que cada um de nós – indivíduos, empresas e sociedade -, causa no meio ambiente. Todos os dias, nossas ações geram impactos, alguns positivos e outros negativos, que afetam o planeta e o bem-estar das oito bilhões de pessoas que hoje vivem nele e, sem dúvida alguma, das futuras gerações que vêm por aí.
Entender, avaliar e mensurar esse impacto é crucial para construirmos um futuro mais sustentável. É a isso que tenho dedicado minha vida profissional e essa é também a razão de existir da DEEP, empresa que fundei junto com meu sócio, Arthur Covatti.
Eventos extremos como o desastre climático no Rio Grande do Sul, resultado direto da ação humana sobre o meio ambiente, que estão se tornando cada vez mais frequentes e intensos, mostram a necessidade urgente de mudança nos modelos de sustentabilidade atuais para o que realmente precisaremos, de maneira que possamos garantir uma transformação do nosso comportamento em harmonia com a essa nossa mãe natureza.
É uma mudança que precisará elevar nosso grau de consciência e englobar ações que possam ter impacto positivo significativo no planeta terra e no consequente benefício nos seus ecossistemas, retirando ou reduzindo significativamente o impacto negativo na biodiversidade.
Precisaremos cada vez mais agir em duas frentes: reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar as nossas cidades e infraestruturas aos novos desafios climáticos.
A adaptação climática implica em reduzir a vulnerabilidade das populações a eventos extremos, investindo em infraestrutura resiliente, sistemas de alerta e preparação da população para lidar com essas situações.
Já a mitigação das mudanças climáticas exige um esforço global maior e muito mais sistêmico para reduzir as emissões, através da transição para uma economia de baixo carbono, mas isso só será possível se transformarmos de fato nosso modo de vida.
A DEEP assume o compromisso de auxiliar empresas e instituições financeiras a caminharem rumo a um futuro mais sustentável, oferecendo soluções que permitem entender, avaliar e mensurar seu impacto, para desenvolver estratégias de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Temos também a crença que ao fazer isso, seremos parte de uma energia de transformação positiva.
Este Dia Mundial do Meio Ambiente é um convite à reflexão e à ação. Precisamos assumir nossa responsabilidade pelo planeta e pelas futuras gerações. A contínua construção de um mundo mais justo e sustentável parece ser uma tarefa astronômica, mas passa a ser possível se realmente acreditarmos que podemos chegar a um momento em que todos possam prosperar em harmonia com o meio ambiente.
* Paulo C.de Miranda é cofundador e CSO da DEEP