Brasil terá obrigatoriedade de relatório ESG, e tecnologia será a principal aliada das empresas

Brasil terá obrigatoriedade de relatório ESG, e tecnologia será a principal aliada das empresas

 

O Brasil está na vanguarda da divulgação de informações sobre sustentabilidade e clima. Graças à decisão da CVM e do Ministério da Fazenda, o país foi o primeiro do mundo a adotar os padrões internacionais IFRS S1 e S2, do ISSB, que determinam que  as empresas públicas e os fundos de investimentos brasileiros deverão apresentar relatórios anuais sobre esses temas (de forma voluntária a partir deste ano e obrigatória a partir de 2026). 

Isso significa que as organizações brasileiras precisarão ser mais transparentes e responsáveis em relação à divulgação dos seus impactos ambientais, sociais e de governança (ESG), o que pode trazer benefícios tanto para elas quanto para a sociedade e o planeta.

Mas como se preparar para essa mudança? A resposta está na tecnologia. Em artigo publicado na Época Negócios, Renata Amorim, líder de Sustentabilidade da SAP América Latina e Caribe, explica como as soluções e softwares empresariais podem facilitar o acesso a dados relevantes de sustentabilidade, como consumo de água e energia, emissões de carbono, riscos e oportunidades climáticas, entre outros. Esses dados podem ajudar as empresas a monitorar os seus indicadores ESG, analisar os seus insights, gerenciar as suas informações e tomar decisões mais estratégicas e sustentáveis.

Além disso, a tecnologia pode garantir a qualidade e a confiabilidade das informações, que serão auditadas e comparadas com as de outras empresas. Isso pode aumentar a credibilidade e o valor das empresas, bem como atrair investidores e clientes mais conscientes e exigentes. Segundo Renata Amorim, “agora é o momento ideal para as empresas brasileiras atuarem nessa oportunidade”.

A DEEP é uma empresa que oferece soluções tecnológicas inovadoras para o mercado de sustentabilidade. Por meio de suas plataformas, a DEEP possibilita que empresas e instituições financeiras produzam suas divulgações de forma confiável, transparente e alinhada aos padrões internacionais. 

Investimos continuamente em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar as soluções e atender às demandas de seus clientes e da sociedade. 

Clique aqui e leia na íntegra

 

Search

CONHEÇA NOSSA ESCOLA ESG

COMECE AGORA SUA GESTÃO ESG

FIQUE ATUALIZADO SOBRE ESG, ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Outras Notícias