Notícias ESG

2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu

14/11/2023

2023 deve ser o ano mais quente em 125 mil anos, diz observatório europeu

Cientistas do observatório europeu Copernicus ECMWF anunciaram ontem que o ano de 2023 deve terminar como o mais quente em 125 mil anos.


De acordo com o observatório, o mês de outubro de 2023 quebrou uma série de recordes, sendo o mais quente já registrado em nível mundial, com uma temperatura 0,85C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,4C acima do outubro mais quente anterior, em 2019, considerada uma margem enorme.

O calor extremo é resultado das emissões de gases com efeito de estufa combinadas com o #ElNiño. A vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), Samantha Burgess, descreveu a anomalia da temperatura de outubro como “muito extrema”, 1,7°C mais quente do que a média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial.

 "A humanidade sabe que isso está acontecendo e as emissões não só não diminuem como aumentam. O ser humano está caminhando para a catástrofe conscientemente", afirmou Luciana Gatti, pesquisadora especialista em emissões de carbono do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Clique aqui e leia a matéria na íntegra.
 

A DEEP armazena e/ou acessa a informação no seu dispositivo para garantir que o conteúdo é informativo, atualizado e que o website funciona corretamente. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.